TAXONOMIA
As regras de classificação dos seres vivos foram primeiramente implantadas por Aristóteles, que os classificou em Reinos: VEGETAL, MINERAL e ANIMAL. No reino animal havia subclassificações. Os animais Aquáticos viviam na água do nascimento até a morte, assim como os Terrestres. Porém, os Aéreos nasciam na terra, passavam a maior parte da vida no ar e voltavam para terra para morrer. Os critérios eram, portanto, a locomoção e a alimentação.
Teofrasto dividiu os vegetais em outras três subclassificações: Ervas, Arbustos e Árvores. Esses eram classificados pelo porte.
Mais tardiamente, em 1735, Carl von Linée (LINEU) "criou" a taxonomia, e estabeleceu critérios básicos para a classificação de todos os seres vivos da terra. Ele os ordena em categorias hierárquicas: REINO > CLASSE > ORDEM > GÊNERO > ESPÉCIE. A nomenclatura é feita em um sistema binominal, ou seja, há dois nomes, sendo o primeiro o epíteto genérico (sempre em letra maiúscula) e, o segundo, o epíteto específico (sempre em letra minúscula). Tais nomes devem ser escritos em latim. Se manuscritos, devem ser sublinhados, e se escritos no computador, devem estar em itálico.
Exemplo: Canis familiaris (cão doméstico): Gênero Canis e espécie Canis familiaris.
Os nomes científicos servem para facilitar a comunicação mundial, pois todos os animais passaram a ter o mesmo nome em diferentes regiões do mundo.
Hoje já há um aperfeiçoamento dessas classificações, com outras categorias, e há códigos de nomenclatura internacionais que regulam a classificação. Juntando-se as novas categorias, temos a seguinte ordem: REINO > FILO (para animais) ou DIVISÃO (para as plantas) > CLASSE > ORDEM > FAMÍLIA > GÊNERO > ESPÉCIE.
Há, algumas vezes, um subgênero, que deve ser escrito logo depois do gênero, entre parênteses, com letra maiúscula. Exemplo: Anopheles (Nyssurhynchus) darlingi, que é um tipo de mosquito. No caso de subespécie, deve ser escrita no final, com letra minúscula. Exemplo: Rhea americana alba, que é uma ema branca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário