sábado, 9 de abril de 2016

BACTÉRIAS

BACTÉRIAS


     As bactérias são essenciais para a vida na Terra. Elas são importantes produtoras de gases, decompõem muita matéria orgânica morta e produzem nova, são muito utilizadas na fabricação de leite e derivados (participam dos três tipos de fermentações: alcoólica, lática e acética) e, além disso, são as precursoras de todos os protistas e suas evoluções. 
     Existem vários tipos de bactérias, mas há alguns critérios para diferenciação. As ARQUEOBACTÉRIAS são Metanogênicas (anaeróbias, produtoras de metano, vivem nos estômagos de seres herbívoros, nos materiais de esgoto, etc.), Halófilas (aeróbicas, ambientes supersalinizados) ou Termoacidófilas (suportam altas temperaturas e grande acidez). As EUBACTÉRIAS são as bactérias conhecidas, que podem habitar qualquer lugar, e as CIANOBACTÉRIAS são antigas algas azuis, que realizam fotossíntese.
     Quanto à forma, podem ser classificadas em 4 grupos:
  1. Cocos: bactérias de forma arredondada;
  2. Bacilos: bactérias alongadas em forma de bastonetes;
  3. Espirilos: bactérias espiraladas;
  4. Vibriões: bactérias em forma de vírgula.
     Quanto à coloração, podem ser GRAM-POSITIVAS (pegam bem a coloração violeta; são, em sua maioria, patogênicas, e sensíveis à antibióticos) ou GRAM-NEGATIVAS (não retém corantes e são mais resistentes à antibióticos).
     No que diz respeito à respiração, podem ser:
  • Aeróbias estritas: exigem a presença de oxigênio (exemplo: Gênero Acinetobacter);
  • Microaerófilas: necessitam de baixo teor de oxigênio (exemplo: Campylobacter jejuni);
  • Facultativas: apresentam mecanismos que as permite utilizar o oxigênio quando disponível, mas desenvolver-se também em sua ausência (exemplo: Escherichia coli);
  • Anaeróbias estritas: oxigênio não é tolerado (exemplo: Clostridium tetani)
     Em relação à nutrição, há três grupos distintos:
  1. Heterótrofas saprófitas: pegam nutrientes de matéria orgânica morta, e assim causam a putrefação;
  2. Heterótrofas parasitas: obtém substâncias nutritivas dos corpos hospedeiros;
  3. Autótrofas fotossintetizantes e quimiossintetizantes: obtém energia para a síntese de carboidratos a partir de reações de compostos orgânicos.
     Algumas bactérias podem possuir esporos, que são paredes celulares grossas e impermeáveis que ficam ao redor da célula e tem forma esférica ou oval. Estes esporos servem para proteger a bactéria em condições adversas, como suportar altas temperaturas e desidratação. As bactérias podem ser combatidas com antibióticos e, algumas, prevenidas com vacinas.

     A reprodução pode ser sexuada ou assexuada, mas há alguns tipos diferentes dentro de cada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário