quarta-feira, 15 de junho de 2016

PORÍFEROS

O filo dos poríferos é composto pelas esponjas. São aquáticas e a maioria é encontrada nos mares e oceanos, mas algumas podem ser encontradas em água doce. Seus tamanhos e formas variam muito. 
Na imagem acima está representada uma esponja asconoide e suas respectivas estruturas:
Pinacócitos: células hexagonais achatadas, que formam a camada exterior da esponja, denominada pinacoderme;
Porócitos: são células cilíndrico, com orifícios que tornam possível a entrada de água na esponja;
Coanócitos: células flageladas que compõem o interior da esponja, e são responsáveis pela manutenção do fluxo de água;
Amebócitos: se encontram no mesohilo (parte entre as paredes interna e externa) e têm a função de repor células perdidas. Os amebócitos são como células tronco: podem desempenhar qualquer função;
Espículas: são responsáveis pela sustentação e proteção do corpo.
O orifício pelo qual a água sai após ser "ingerida" pela esponja se chama ósculo, e o espaço livre em seu interior é denominado átrio. 

Quanto à forma, as esponjas podem ser:
Asconoides: têm o formato de um vaso;
Siconoides: neste tipo, a parede corporal se dobra sobre si mesma, formando diversas pequenas câmaras;
Leuconoides: possuem dobras mais complexas, com várias câmaras interligadas.

A nutrição é intracelular, feita pelos coanócitos, com a realização de fagocitose, e a excreção é feita por exocitose, onde os resíduos eliminados no átrio saem pelo ósculo,  acompanhando o fluxo da água. A reprodução das esponjas pode ser tanto sexuada quanto assexuada. 
Na assexuada, pode acontecer a gemulação ou o brotamento. Na primeira, as gêmulas (aglomerados resistentes de nutrientes envoltos em espongina) são liberadas pela esponja, e ao se fixarem ao substrato, dão origem a novas esponjas. Na segunda, os brotos são formados junto ao corpo da esponja, e se liberam e são carregados pela correnteza. Da mesma forma, quando fixam-se no substrato, dão origem a novos seres. 
Na reprodução sexuada, as esponjas liberam óvulos e espermatozoides (elas são seres hermafroditas em sua maioria), que ao se encontrarem, formam uma nova esponja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário