domingo, 23 de outubro de 2016

ANFÍBIOS

CARACTERÍSTICAS GERAIS

1. Esqueleto - apresentam esqueleto ósseo formado por bicarbonato de cálcio e fosfato de cálcio.

2. Respiração - respiração pulmonar (a bexiga natatória dos peixes originou um pulmão primitivo que foi se desenvolvendo e se aprimorando ao longo do tempo). Respiração cutânea - através da pele lisa, sem escamas, sem queratina e muito vascularizada (vasos sanguíneos que levam o sangue oxigenado para todo o corpo).

3. Dois pares de membros locomotores.

4. Pálpebras - por não estarem mais na água as pálpebras são essências para a umidificação dos olhos, sem elas os organismos ficariam cegos.

5. Coração formado por dois átrios e um ventrículo.

6. Primeiro grupo de organismos a apresentar tímpanos (membrana fina que capta sons por meio de ondas sonoras na atmosfera). Funções: captação de sons para proteção, localização de presas, localização de parceiros para cópula.

7. Primeiros organismos apresentar vocalização - funções: localizar coespecíficos para reprodução e demarcação de território e afastamento de competidores.

8. Sistema digestório completo terminando em uma cloaca.

TRANSIÇÃO PARA TERRA E EVOLUÇÃO DOS TETRÁPODAS

Peixes devonianos com nadadeiras lobadas e fortes que migraram para a terra lentamente através da seleção natural adaptaram-se a vida na interfácie terra-água, dando assim origem aos anfíbios. Um dos fósseis mais interessantes recuperados dos sedimentos devonianos foi o Ichthyostega. Esse fóssil apresenta diversas características compartilhadas por todos os tetrápodas terrestres. Entres as características podemos encontrar:

1) um pescoço livre - que permite o movimento da cabeça (dobrar o pescoço para os lados).

2) Mobilidade na articulação do pulso - o que favorece a natação e o movimento em terra firme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário